Sunday, January 21, 2007

O gênio uruguaio

Ontem terminei de ler este livro do escritor uruguaio Mario Benedetti, que havia comprado em Barcelona, no mês passado. Pra quem nunca ouviu falar, trata-se de uma coleção dos contos mais representativos de Benedetti, dividos em dois atos. "Esta mañana" (1949), escrito durante a juventude, parece ser mais experimental. Nos contos desta primeira parte, Benedetti desenvolve uma técnica narrativa ousada, com uma economia de palavras fantástica, que o permite fazer "misérias" em apenas 3 páginas!
Em "Montevideanos", Benedetti está mais maduro - o último conto foi escrito em 1961 - e com uma identidade mais definida. Com uma ironia sutil e inteligente, ele traça um retrato perfeito da classe-média montevideana dos anos 50, período em que o Uruguai - a "Suíça latino-americana" - viveu seu milagre econômico. Alguns cenários se repetem, como as repartições públicas, a avenida 18 de Julio, as casas do bairro aristocrata de Carrasco...
Uma surpresa sensacional, já que, do Benedetti, eu só tinha lido os poemas mais engajados, principalmente aqueles que depois foram musicados pelo compositor catalão - e meu xará! - Joan Manuel Serrat. Apesar de ser conhecido como um ícone da esquerda latino-americana, Mario Benedetti foi mais genial como contista do que como militante, pelo pude perceber nesse livro. Ele também escreveu romances, como "La Tregua" e "Gracias por el fuego", que estão na minha lista de compras pra próxima viagem à Espanha. Se algum dos meus 5 leitores já leu algo mais do Benedetti, peço que deixe um comentário...

4 Comments:

At 10:42 AM, Anonymous Anonymous said...

nunca ouvi mas a dica ta anotada. adorei descobrir o blogue via "velma kelly!". beijo, ana (lembra?)

 
At 1:45 PM, Anonymous Anonymous said...

manu, você precisa então dar uma conferida em "poemas de otros" e em "la muerte y otras sorpresas". o primeiro eu descobri no meio das velharias daqui de casa, deve ser da época em que a minha mão morou em bsas. é, como diz o título, um livro de poemas. alguns militantes, alguns de amor -ótimos- alguns sobre montevideu, a maioria é excelente.
o segundo é um livro de contos, comprei quando a gente tava lá. excelente também, confira quando puder.

 
At 1:46 PM, Anonymous Anonymous said...

em tempo: joan manuel serrat é o homem mais chato que já botou a mão em um microfone. sai dessa.

 
At 2:36 PM, Blogger João Rocha Lima said...

mestre pelos, vou pedir pro paulo francisco trazer esses 2 livros pra mim mês que vem (se ele conseguir claro). agora, posso te garantir que um dia vc vai se arrepender por ter criticado o serrat... o cara é foda. te lo juro. abrazos.

 

Post a Comment

<< Home