Saturday, March 24, 2007

A sabedoria do velho

A entrevista do futuro ministro Franklin Martins ao Folha Online nesse sábado é uma porrada educada no lobby feito pela imprensa brasileira contra o projeto do governo de criar uma rede pública de televisão.
Franklin, que trabalhou durante toda a sua carreira em TVs e jornais privados, defende a necessidade de se aperfeiçoar e expandir o debate político no Brasil. Segundo ele, a criação de um canal público - e não estatal - seria muito importante para atingir essa meta.
Há uma passagem da entrevista que resume com clareza a visão do "velho" sobre toda essa polêmica. "No Brasil, a gente se assusta com tudo que significa mudança, modernidade e novidade. Depois, descobre que é muito bom. Não sei por que o Brasil se assusta com a possibilidade de ter uma BBC."
A reação da imprensa e dos nossos "formadores de opinião" diante deste projeto foi intempestiva e emocional. E não poderia ser diferente. Basta olhar a maneira com que "O Globo" e outros periódicos defenderam a redução da maioridade penal, depois da bárbara morte do menino João Hélio.
Em vez de se tentar compreender quais são as verdadeiras inteções do governo com a criação da rede pública, os defeitos e as virtudes deste projeto, inicia-se, de cara, uma campanha agressiva, com o objetivo de desinformar a já desinformada sociedade brasileira.
Custa acreditar que Lula tenha nomeado um jornalista independente e obsessivo pela liberdade de imprensa como o Franklin Martins pra tocar um projeto de TV estatal à la Hugo Chávez. Caso quisesse implementar no Brasil algo parecido com o que se fez na Venezuela - uma penca crescente de canais oficiais -, Lula escolheria um petista "histórico", desses que parasitam seu governo desde o início do primeiro mandato...
Há quem pense que o Brasil não pode se dar o luxo de construir uma TV pública de qualidade, aos moldes da BBC ou da France Télévisions. Ora, para quem conseguiu criar uma TV Cultura - cujo padrão de qualidade é inconteste - este não é um sonho impossível. Resta saber se o lobby dos canais privados será suficientemente forte para fazer o governo abrir mão desta boa idéia.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home