Wednesday, March 14, 2007

Mais um "bandeirante" na Esplanada


Parece que o Lula decidiu, enfim, dar mais um ministério ao PMDB da Câmara - sim, por mais bizarro isso possa soar, há o PMDB da Câmara e o PMDB do Senado! Trata-se do ministério da Agricultura, que será entregue, segundo uma nota no Dia Online que acabo de ler, "aos cuidados" do deputado Odílio Balbittoni. Para quem desconhece completamente a existência desse sujeito, sugiro a leitura de um curto perfil feito pela revista Istoé Dinheiro, a Bíblia do agrobusiness brasileiro.


O tom comovido e heróico da matéria nos dá uma leve noção do poderá acontecer caso este homem venha a assumir, de fato, o ministério. Só o começo do texto já me faz tremer nas bases("A história da conquista de novas fronteiras é a história dos desbravadores..."). É impressionante a capacidade que certos jornalistas brasileiros têm de substituir palavras com conotação exclusivamente negativa, como desmatamento, por expressões grandiloqüentes e enaltecedoras. Desta maneira, um grileiro vira bandeirante num piscar de olhos.


Para operar um milagre desse porte, os ditos "coleguinhas" lançam mão de seus parcos conhecimentos de história do Brasil (e de língua portuguesa, naturalmente), e adicionam, ao final, uma dose de cinismo. Ingrediente, aliás, que parece sobrar nas redações tupiniquins...

Enquanto isso, a Amazônia vai sendo devorada pelas bordas, com a complacência de Lula. Então a gente se pergunta: de quê adianta manter a Marina Silva como ministra se o objetivo é acelerar a destruição do que ainda resta dos nosso ecossistemas mais importantes? Alguém se candidata a responder esse enigma?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home