Sunday, January 21, 2007

Decepção italiana


Sinto que joguei meu fim de domingo no lixo depois de ter despencado lá pras imediações da République, uma espécie de Praça do Lido parisiense, apenas para ver o novo filme do Nanni Moretti. Não tão novo assim, porque estreou na Europa no início do ano. Mas tenho a impressão de que não entrou ainda em cartaz no Brasil. Me corrijam se eu estiver errado...
Enfim, com "Il Caimano" (cartaz ao lado), Moretti -responsável pela direção dos ótimos Aprile, Caro Diário e o Quarto do Filho - perdeu alguns pontos no meu conceito. Poderia ter feito um filmaço sobre a ascensão de Silvio Berlusconi, por um viés humorístico e satírico. Porém, enrolado num roteiro muito fraco, ele parece ter jogado a toalha ao ver que não conseguiria "tenir le coup", como diriam os franceses.
Antes das eleições parlamentares deste ano, boa parte do eleitorado anti-Berlusconi via no "Il Caimano" a oportunidade de afastar de vez do poder o detestável "cavaliere". No entanto, o impacto do filme sobre a opinião pública foi mínimo. Moretti, que milita pelo partido de centro-esquerda "L´Ulivo", foi ridicularizado. E a coalizão de Romano Prodi, apoiada pelo diretor-militante, ganhou por muito pouco.
Apesar de ter lido estas notícias com atenção na época, achei que pudesse ser exagero dos exagerados italianos. "O filme não deve ser tão ruim assim", pensei. Entre Canavaro e Baggio, Moretti escolheu o segundo. Chutou bem longe e acabou perdendo o gol.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home